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#instafood: o poder do Instagram no mercado de alimentos

Não parece, mas poucos sabem aproveitar o grande poder do Instagram no mercado de alimentos

A frase “primeiro se come com os olhos” nunca fez tanto sentido como agora. Fotografias de pratos, refeições e sobremesas se espalham com uma velocidade avassaladora e estão entre as preferidas do público, principalmente nas redes sociais como o Instagram.

Com mais de 500 milhões de usuários frequentes (35 milhões só no Brasil), o Instagram se tornou uma das redes sociais mais utilizadas. Como atrativo, ela traz principalmente fotos de qualidade, conteúdos leves e interessantes e contato direto entre pessoas. Nesse sentido, essa ferramenta se tornou um prato cheio para os restaurantes divulgarem suas marcas e criarem relacionamento com seus públicos.

Para se posicionar, no entanto, é importante seguir algumas “regras” de uso para explorar todo o poder do Instagram no mercado de alimentos. Veja só as dicas da Narro:

# Vá além dos pratos

O Instagram é uma das redes sociais mais criativas que existem. Ela pode ser considerada uma das melhores formas de aproximar usuários e marca, justamente por mostrar registros fotográficos (ou em vídeos) de um dos maiores prazeres das pessoas: comer!

Por isso, é importante divulgar pratos oferecidos no próprio restaurante, da forma mais verídica possível. Uma foto de um prato bonito enche os olhos de qualquer pessoa, mas o cliente precisa encontrar o mesmo produto que foi divulgado na rede social!

instagram alimentosNo entanto, é interessante ir além de simplesmente postar fotos de pratos. É possível criar estímulos e experiências para os usuários, de forma que eles se sintam inspirados a ir até o local para degustar. Ofereça a promessa de momento especiais no restaurante.

Compartilhe também situações do dia a dia, dicas interessantes e questões pertinentes ao nicho.

 

#instafood

As hashtags são a chave do sucesso do Instagram no mercado de alimentos. Segundo uma pesquisa da empresa Photoworld, cerca de 2% de todas as fotos postadas na cidade de São Paulo usam a hashtag #churros, enquanto 1% é de hambúrgueres.

Além disso, cerca de 90 milhões de fotos exibem a hashtag #food atualmente.

As hashtags permitem aumentar a exposição da fotografia. Além disso, elas são também são uma forma de identificar sobre o que você está falando e atrair usuários interessados nesse assunto.

Ter uma hashtag única também cria uma espécie de comunidade em torno do seu restaurante. 

# Crie experiências

Uma das grandes vantagens do Instagram é que ele te permite criar experiências e bons momentos para os clientes.

Normalmente, essa rede social não é usada para vender produtos, mas sim para compartilhar, surpreender e sensibilizar. Por isso, a dica é fugir do tom comercial e pensar em como você pode contribuir com entretenimento e diversão para o usuário.

Nesse sentido, apostar em vídeos também é uma boa pedida. Diferente de outras redes sociais, em que os arquivos multimídia podem ser bastante longos, nos Instagram eles podem ter no máximo um minuto. Por isso, a chance de que os usuários o assistam por mais tempo é maior, já que eles sabem que ele não será longo.

Usar esse tipo de mídia é uma forma de aproximar o cliente da realidade do restaurante e estimular seus sentidos.

# Engaje com seus clientes

instagram restauranteDiferente do Facebook, no Instagram os usuários são mais próximos uns dos outros e não precisam ser íntimos para interagir. Por isso, para as marcas, não basta só postar fotos de seus pratos – é preciso também curtir, comentar e seguir outros usuários, interagindo com eles.

O Instagram é uma via de mão dupla, e, por isso, ser uma marca ativa é primordial.

Outra sugestão é engajar os clientes também no mundo offline. Para isso, coloque no menu ou em algum local do restaurante o endereço das suas redes sociais.

Assim, você os estimula a tirar fotos e marcar o restaurante. Além de uma propaganda indireta, essas postagens são também uma prova social de que seus clientes estão satisfeitos.

# Novas funcionalidades

Aproveite também as funcionalidades mais recentes do Instagram no mercado de alimentos. Você pode migrar a conta da sua marca para a versão empresarial, que tem novas funções. Entre elas estão: botão para contato, campanha de cliques no link, perfil da audiência e métricas de desempenho.

Outra funcionalidade que abre infinitas possibilidades de utilização é o stories. Nele, você pode compartilhar fotos e vídeos curtos que duram 24h online e depois desaparecem. Essa ferramenta permite criar mais proximidade com o usuário e compartilhar o dia a dia do restaurante.

Precisa de estratégias para seu Instagram no mercado de alimentos? Conte com a Narro! Somos especialistas nesse tipo de estratégia.

#VemPraNarro



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NAR.RO lat. N. M.
Conjugação em primeira pessoa do verbo narrar, do latim narrare. Mais do que uma palavra, uma filosofia que expressa a nossa maneira de pensar.
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